O que é um PMO e suas principais atribuições

Depois de trabalhar por meses cuidando da saúde dos projetos, gerando relatórios de apontamentos, atividades das equipes, controlando faturamento e despesas, me questionava se realmente eu era Analista de Projetos, como descrito no meu cargo.

Quando entrou um novo gerente na minha área, no segundo dia ele começou a me chamar de PMO, que é a estrutura que ele almeja ter na minha área. Mas, se no momento eu não sou Analista de Projetos, e nem PMO de verdade, pois eu não controlo um portifolio de projetos, o que eu sou?

Encontrei uma documentação do PMI com uma pesquisa dos tipos de Escritórios de projetos que existem nas corporações, mas primeiro vamos ao conceito de PMO.

PMO Project Management Office ou Escritório de Projetos. É uma unidade organizacional com o objetivo de conduzir, planejar, organizar, controlar e finalizar as atividades do projeto. Abriga pessoas com conhecimentos de Gerenciamento de Projetos, capazes de prestarem todo o suporte necessário aos gerentes de projeto e sua equipe. Muitos o denominam de QG (Quartel General), pois é o centro de informações de controle.

Um PMO torna-se necessário para integrar e apoiar as atividades de Gerenciamento de Projetos, analisar dados, auxiliar na tomada de decisão e, por conseqüência, retirar a sobrecarga dos gerentes de projetos.

Contribui com inúmeras melhorias no Gerenciamento de Projetos. Torna-se um centro de apoio onde as informações encontram-se centralizadas e auxiliam no suporte a decisões estratégicas. Monitora todos os prazos, orçamentos e progresso dos projetos.

Coordena os padrões de qualidade, disponibiliza e matem uma metodologia de Gerenciamento de Projetos. Auxilia na priorização de recursos e capacita profissionais em gerenciamento de projetos. Identifica e dá suporte ao andamento de projetos com problemas. Enfim, torna-se uma plataforma de aconselhamento para os gerentes de projetos.

Um PMO pode possuir vários tipos, tais como:
– PMO de Suporte,
– PMO departamental,
– PMO Estratégico
– PMO Centro de Excelência.

Para o sucesso do PMO é imprescindível que exista um bom relacionamento com os gerentes de projetos e boa receptividade nas diversas camadas da organização. Se o PMO não for corretamente vendido para a empresa, será muito difícil alcançar os objetivos. Os gerentes de projeto são stakeholders desta implementação e os primeiros que devem se beneficiar dela.

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