Diariamente, seja no mundo corporativo ou no nosso dia a dia, cometemos erros que na maioria das vezes nem percebemos que estamos cometendo. Portanto aqui vão algumas dicas, que irão te ajudar a identificar e evitar esses errinhos.
Não seja uma pessoa teimosa
A teimosia é algo que atrapalha não apenas o nosso trabalho, mas também a forma como nos relacionamos com as pessoas. Pessoas teimosas e não maleáveis têm dificuldade de convencer as outras pessoas, mesmo quando estão corretas. Impor algo através da repetição e teimosia é ineficiente, as pessoas precisam ser convencidas. Mas como convencê-las?
- Apresente dados: Faça testes, demonstre dados ou números reais, não utilize argumentos baseados apenas em hipóteses e na sua opinião emotiva. É necessário que as pessoas sejam convencidas pelo lado racional, sendo assim, apresentar uma idéia baseada em fatos, faz com as pessoas te deem mais credibilidade.
- Converse com um especialista ou com alguém que possui um conhecimento superior no assunto: Ouça outras opiniões sobre o assunto antes de sair impondo algo. Assim, você valida a sua ideia e também obtém aliados que te ajudarão a disseminar essa ideia.
- De tempo para que sua ideia/opinião seja assimilada: Caso você tenha apresentado dados, outras pessoas concordem com você, mas mesmo assim você continua tendo problema em convencer seu time, gestor, líder… Dê um tempo para que eles pensem e processem a sua ideia.
E se por acaso você descobrir que não tinha razão, ou que sua ideia não era válida? Não tem problema! Leve isso como um aprendizado, aceite que você estava errado ou que a ideia não era tão boa quanto você pensava e siga em frente.
Analise os perfis comportamentais das pessoas
Toda empresa é composta por pessoas que são inovadoras, pró ativas, criativas, aptas à mudanças e por outras pessoas que são completamente o oposto – fixas, firmes, que preferem um ambiente mais seguro e sem muitas mudanças.
Essa diversidade nos perfis das pessoas pode acabar gerando conflitos. Por isso é importante que você identifique o quanto antes os perfis existentes dentro da sua equipe e também das pessoas que trabalham próximas a você. Isso te ajudará a minimizar ou evitar esses conflitos.
Se você não sabe como analisar os perfis comportamentais, acesse o post “https://www.uniagil.com.br/faca-o-teste-das-16-personalidades/” e aprenda a realizar essa análise utilizando técnicas como o DISC ou o MBTI, por exemplo.
Utilize as ferramentas adotadas pela empresa
Verifique quais são as ferramentas utilizadas por padrão na empresa, principalmente as ferramentas relacionadas a comunicação (email, agenda…). Não perca reuniões importantes, ou o acesso à agenda do seu gestor, por exemplo, porque você não está utilizando a ferramenta adotada pela empresa.
Além disso, identifique um contato de cada área da empresa, como RH, desenvolvimento, gestão, suporte, e mantenha estes sempre em mãos, para te ajudarem sempre que necessário.
Dica importante: Hoje, principalmente com o uso de celulares, as pessoas estão sempre conectadas. Devido a isso, é essencial que você defina os horários em que estará disponível para empresa e estabeleça limites com as pessoas. Sempre que receber mensagens fora de hora, questione a importância da solicitação ou sugira que seja conversado sobre o assunto no dia seguinte, ou em algum outro horário que seja dentro do seu horário de trabalho.
Memorize o nome das pessoas
Memorizar o nome das pessoas, faz com elas se sintam importantes em relação a você. Sempre que você tiver uma reunião, verifique quem são os participantes e se refira a eles durante a reunião pelos nomes. Isso faz com que as pessoas deem mais atenção a você e ao que você está falando.
Dê importância para os estagiários
Não subestime os estagiários ou pessoas que acabaram de entrar na empresa. Verifique de que forma eles podem ajudar e dê credibilidade a eles, não os deixando ociosos.