Iai gente beleza? Já faz algum tempo que eu queria escrever sobre gráficso de Burnup e Burndown no blog, e pra você que começou agora essa virada ágil e tem dificuldades de entender a diferença entre estes dois gráficos, vou te ajudar! Muita gente se confunde e simplesmente não consegue entender a diferença entre eles.
Gráfico pra que?
Existem várias maneiras de medir a performance de uma equipe Ágil. É com ele que podemos observar a velocidade do time em relação a demanda, ver o tempo restante e prover a comunicação da equipe para reagir com as ações de melhorias. Para simplificar, eu encontrei 2 gráficos deles bem simples e didáticos, observem abaixo!
BURN-DOWN – Trabalho realizado
A palavra “Burn” do inglês vem de queimar, no caso, ao passar dos dias você estará “queimando” as estórias. O gráfico de burndown é considerado um dos mais úteis para monitorar o progresso diário de um time ágil.
A linha reta no centro do gráfico, representa uma média de pontos/dia. Já a linha tracejada representa o andamento do trabalho realizado, neste caso, quando a linha tracejada fica acima da reta, é porque foram feitos poucos pontos em relação a média desejada. Já a verde, significa que foram feitos mais pontos que o esperado. Este gráfico tem uma atualização diária de pontos e serve apenas para o time se situar de como está o andamento das demandas diárias de uma Sprint.
É importante destacar que é difícil de rastrear neste gráfico, uma estória com mais de 12 horas. Pois ela estará metade como feita e metade faltando por exemplo. Recomendo que o P.O sempre escreva estórias curtas (que possam ser feitas em um dia).
Os times geralmente atualizam o esforço realizado de uma determinada demanda, mas eles precisam re-estimar diariamente, quando não completada, para termos precisão no gráfico e não haver mal entendidos.
BURN-UP – Trabalho restante
Este gráfico, ao contrário do Burn-down, parece ser mais simples e interessante para mostrar para o cliente. Você pode atualizar ele ao final de cada sprint, pois o cliente não precisa ver o trabalho diário. Com isso, é possível ver o desempenho do time, em relação ao projeto inteiro, que o cliente está demandando.
No primeiro circulado tracejado, é possível ver um aumento de escopo, e depois de algum tempo, uma redução destas demandas, que no meu caso, é bem difícil acontecer, geralmente o escopo só sobe, e é aí que muitos projetos parecem ficar intermináveis. É importante estipular uma data limite do trabalho a ser realizado, pois vai chegar uma hora, que você precisará ajustar valores, ver como vai trabalhar com a garantia do projeto, e por aí vai.
Quem atualiza isso?
Bom, dentro do Scrum o responsável em atualizar estas informações para o Dev Team e para o cliente é o P.O. (Product Owner). Na minha opinião o P.O. carrega muitas funções, mas é importante que ele realize essas atividades, para que o foco do Scrum Master não se perca, que é sempre cuidar das pessoas.
Espero que tenham gostado! 😉