Como é a Certificação SAFe 4.0

Agora em maio eu tirei a certificação de Safe Agilist da Scaled Agile Academy. Diferente do CSM, a prova só tem opção em inglês e possui o dobro de questões múltipla escolha.

O pré-requisito consiste em participar de um treinamento oficial, e o preço da prova já está incluso. A prova pode ser feita pela Internet, mas existem muitas questões de interpretação e não é possível encontrar resposta pronta nos materiais. As perguntas te colocam em situações do cotidiano, e tentam checar o seu entendimento pleno a respeito de metodologias ágeis e o pensamento Lean.

Pra quem não sabe do que estou falando, o Scaled Agile Framework (SAFe) foi uma proposta criada por Dean Leffingwell com o objetivo de expandir o desenvolvimento ágil a nível organizacional nas empresas. Portanto, a gerência, os analistas de negócio, analistas de sistemas e gestores também passam a fazer parte da metodologia ágil, utilizando ferramentas e seguindo práticas que antes eram só desempenhadas por desenvolvedores, projetistas e analistas de testes. Agora, toda a organização fica integrada em uma única estrutura, é um erro pensar que no Agile, todos precisam aprender a programar.

Além de estar em constante evolução (versão 4.0), o SAFe incorpora conceitos ágeis já consolidados no mercado, quebra alguns paradigmas do Agile, permite sustentabilidade na arquitetura, e não exige meses ou anos de estudo para entendê-lo, pois todas as informações estão na Big Picture.

COMPARTILHE NAS REDES

ARTIGOS RELACIONADOS

2 respostas

  1. Olá Ana, tudo bem? Espero que sim…qual o nivel de dificuldade da prova? Voce colocaria como mais dificil que a de PSMI e outras? Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *