Certificações Ágeis realmente valem a pena?

Todos sabem que o Ágil revolucionou o processo de desenvolvimento de software e o gerenciamento de projetos tradicionais, aumentando a demanda por profissionais com conhecimentos sólidos​​em métodos ágeis. 

Para ajudar os profissionais se destacarem neste ambiente, surgiram diversas certificações ágeis, cada uma oferecendo uma abordagem diferente para avaliar o conhecimento e a competência desses profissionais.
Mas, quanto os entrevistadores devem confiar na “sopa de letrinhas” das certificações ágeis para medir a experiência de um candidato? Qual valor as empresas devem dar a elas? 

Será que as certificações realmente comprovam competência? Confira a seguir!

– É difícil comparar a agilidade
O ágil é muito difícil de avaliar, porque existem muitos pontos intangíveis dentro dos métodos. Por ser um guarda-chuva muito grande de Frameworks e Ferramentas ele se torna um pouco controverso dentro a própria comunidade.

– Conhecimento empírico
A evidência empírica é conhecida como experiência sensorial, pois o conhecimento é recebido por meio dos sentidos, especialmente pela observação e experimentação. 
Trabalhar com liderança, facilitações, felicidade das pessoas, cultura, feedback, necessidade de adaptação, senso crítico, boa comunicação, equilíbrio emocional, resolução de conflitos, são habilidades essenciais para os agilistas, mas difíceis de medir.

– A certificação não garante sucesso
Podem faltar experiências e habilidades como citadas acima. Assim como a certificação não garante que um candidato seja proficiente em ágil, contratar profissionais com credenciais de certificação não torna a organização ágil.

– Porque as pessoas tiram certificações?
Você já sabe que a certificação mostra que a pessoa investiu tempo e dinheiro e que não é garantia de sucesso na prática. Mas ainda assim, ter certificações é muito poderosopor conta do gatilho mental da Autoridade. É através dele que você tem autoridade perante pessoas e empresas.

– Destaque-se no mercado  
Criar autoridade é passar confiança, é um fator que você pode desenvolver com algumas atitudes simples mas que em um conjunto farão com que você se destaque frente. Portanto, procure ter certificações diferenciadas por exemplo, ao invés de ter 3 certificações de Scrum master, procure ter uma de Product Owner, outra de Kanban, ou ágil em escala! Eu falo mais sobre isso neste artigo: Clique aqui para ler sobre: O mito da certificação ágil.

COMPARTILHE NAS REDES

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *